O valor de um bom briefing

How To

Pode parecer óbvio, mas muitos profissionais, clientes e até agências, esperam para pensar em suas necessidades de comunicação apenas no momento da reunião de briefing. Um bom vídeo é muito mais que um simples vídeo, deve ser uma eficiente ferramenta de comunicação, não custa barato, então deverá ser a mais assertiva possível.

Resolvi redigir aqui algumas dicas rápidas, que podem ser úteis em um futuro briefing, seja ele para um vídeo ou outra peça publicitária.

Aqui vão:

Tenha objetivos claros

Por inúmeras vezes ouvi que o objetivo do nosso trabalho era “fazer um Institucional”. Ao meu entender, esse é o caminho, não o objetivo. O objetivo tem que ser claro e direto, como vender mais, apresentar a empresa, oferecer um serviço, mas o principal, o objetivo deve estar alinhado com todos os envolvidos. Sim, vocês não imaginam quantas vezes há vetores ou expectativas diferentes dentro  do mesmo cliente e para o mesmo job.

Nos momentos em que sinto que o objetivo não é claro, sempre faço algumas perguntas:

  • Ao terminar de assistir ao seu filme, o quê quer que o espectador pense de sua empresa ou produto?
  • Quais informações relevantes ele deve guardar para si?
  • E o principal, o que ele deve fazer? (Qual o call to action?)

Por incrível que pareça, não são muitas as reuniões onde as respostas para essas perguntas foram pensadas e repercutidas antecipadamente.

Faça o exercício do desapego

O tempo das pessoas vale ouro, não podemos desperdiçá-lo, principalmente se for um “tomador de decisões”.

Os vídeos precisam ser curtos e eficientes, se quer explicar cada detalhe de um produto ou serviço, faça um folheto ou catálogo. O vídeo é a ferramenta certa para passar um clima, um look and feel, ou até mesmo um conceito, se você detalhar muito, sua peça não deverá ter muito sucesso.

De 2 a 3 minutos, no máximo, esse deverá ser o tempo que você precisa para contar tudo o que precisa contar. É aí que entra o “exercício do desapego”, que deverá ser pensado, antes mesmo da primeira reunião de briefing.

Você deve estar se perguntando nesse momento, mas o quê falar e o quê guardar?

Aqui vão algumas dicas para o desapego:

  • Por mais que a história de sua empresa encha você de orgulho, não é preciso detalhar. Uma vez assisti ao um vídeo que contava cada detalhe histórico da empresa, até as reformas que foram feitas em suas unidades fabris!
  • Nesse momento vale a seguinte reflexão: Essa informação fará alguma diferença no objetivo final?  Se a reposta for outra, além de “tenho certeza que sim”, nem pense, corte.
  • Dê destaque ao que merece destaque. Já vi filmes repletos de letreiros e números, mas sou capaz de apostar, que ao terminar de assisti-lo, por mais impactante que sejam esses números, as pessoas efetivamente só lembrarão de dois ou três.
  • Se isso não for um filme de treinamento, poupe detalhes técnicos ou operacionais. Uma vez fui convidado a atualizar o filme de segurança de uma industria química, esse filme era exibido na portaria, antes mesmo da entrada. Um detalhe que me assustou foi a explicação do funcionamento da máscara que eles forneciam como EPI (equipamento de proteção individual), com detalhes esquemáticos, composição e tudo, quando na verdade, a informação deveria ser exibida era “em caso de emergência, ponha a máscara e corra”. Lembre-se do objetivo do filme e quais os detalhes são relevantes e quais não.
  • Não subestime a inteligência do espectador. Ele provavelmente poderá tirar conclusões por si só, principalmente se forem óbvias, não precisamos mastigar tudo.
  • Se você realmente precisa treinar ou explicar algo mais complexo, pense em usar um storytelling diferente e criativo, que prenda as pessoas, ou então divida o filme por capítulos.

 Um filme é uma boa ferramenta, mas não é um canivete suíço

Acho que já usei essa frase um milhão de vezes, e ainda vou usá-la muito mais. É muito comum as empresas querem otimizar a verba e darem vários objetivos para o mesmo filme. Um canivete suíço é muito bom, serve para várias coisas, mas se você precisa de um alicate, use um alicate de verdade, pois o alicate do canivete nunca é tão bom.

Certa vez me pediram para fazer um filme de uma empresa de alto luxo, mas que deveria motivar o pessoal do chão de fábrica. Como falar com públicos de classes tão distintas em uma única ferramenta? De forma eficiente, é difícil, quase impossível. A resposta, neste caso, foi criar duas locuções distintas, usando a mesma base de filme.

Se você realmente precisa usar seu filme para diferentes finalidades, crie ordem de prioridades, assim ficará mais fácil focar nas mais importantes, só assim ele será realmente eficiente.

Saiba o que deve ser filmado e onde filmar

Essa informação é fundamental para a fase de orçamento. Um dos principais custos que onera uma produção são as diárias de captação de imagens. Vale um exercício de pensar o que é realmente necessário e o que não faz diferença. Posso afirmar que inúmeras foram as vezes que nossas equipes viajaram o país para captar mais do mesmo, só que em outra unidade. Isso gerou custo de diárias e transporte desnecessários.  O pensamento “que tipo de cenas serão feitas lá “ é  muito mais econômico que “o pessoal de lá ficará com ciúmes de não aparecer no filme”. Existem outras formas de prestigiar todas as unidades de sua empresa sem que tenhamos que deslocar equipe e equipamentos até eles.

Forneça informações relevantes e pertinentes

Informação é tudo para a elaboração de um roteiro, quanto mais melhor. Lembre-se que um briefing raso de informações, provavelmente terminará também em um roteiro raso. Uma vez ouvi “tá tudo no site”, mas quando apresentei o roteiro ao CEO da empresa, ele disse “Onde você tirou isso, do site? Ele tá todo defasado!”.

Mas é preciso também  filtrar as informações, é importante se dar ao trabalho de levantá-las, de destacá-las e principalmente, de explicá-las. Um PPT que foi feito para acompanhar uma apresentação dificilmente terá a mesma eficiência sem a apresentação. Não basta apenas encaminhar por e-mail.

Esteja sempre aberto a novas ideias

Talvez essa seja uma das mais importantes dicas. Por mais que a gente conheça o nosso negócio, uma visão de fora poderá trazer um olhar diferente, trazer frescor e novas ideias. Conte com o poder do storytelling e o principal, lembre-se que um vídeo pode e precisa ser legal, precisa ser assistido com prazer e ser lembrado. Só assim será eficiente.

A minha dica final é não seja óbvio. O pedido “Moderno”, “Para cima” e “Viral” dificilmente o conduzirá para esses caminhos. Quanto mais preparado você está para a jornada, melhor será o resultado. Contrate uma produtora de confiança e o principal, confie neles. Quem faz isso todos os dias, com certeza saberá onde acertar.

Por: Fabio Modena (Diretor de Conteúdo)