Mais rápido que o som

Experiência

Quando pequeno tinha um sonho!

Sonhava em ser piloto, mas não era qualquer piloto, tinha que ser piloto de caça!

Todo dinheiro que ganhava, e como é difícil ganhar dinheiro com dez anos de idade, virava revista ou kit de avião para montar.

Os anos passaram e por incongruência do destino, aquele jovem sonhador não virou um “cavaleiro dos céus”, tornou-se um publicitário.

O tempo passou e o destino mais uma vez resolveu interferir, mas desta vez levando o publicitário novamente ao encontro da aviação. Foi trabalhando como diretor, produtor e muitas vezes como cinegrafista, que passei a produzir conteúdo de aviação e para a aviação. As revistas, o conhecimento e a paixão foram fundamentais para trabalhar na indústria, produzindo vídeos e voando em tudo que conseguia voar.

O sonho agora era diferente, era o de produzir imagens, imagens que fariam os outros sonharem.

No dia 1 de abril de 2009, juro que não foi mentira, vários sonhos se concretizaram. Sonhos que deixariam orgulhoso aquele jovem sonhador. Voei em um Mirage 2000B, o mais novo caça da Força Aérea Brasileira, rompendo a barreira do som em um voo supersônico.

Fica aqui meu relato de momentos inesquecíveis:

Chegamos à Anápolis,GO, dia 31 de março, com o objetivo de fazer uma reunião de planejamento e para preparar o equipamento para a filmagem no 1º GDA, o Grupo de Defesa Aérea da FAB, que tem como missão patrulhar e defender a soberania do nosso espaço aéreo. O material seria utilizado como matéria no programa TAM nas Nuvens, produzido pela Farol Filmes e exibido a bordo da aeronaves da TAM.

Fomos calorosamente recebidos pelo Capitão Marques, que além de piloto, era o oficial de comunicação do esquadrão.

Feitas as devidas apresentações fomos prontamente levados para conhecer as instalações dos Jaguares, é assim que são chamados os pilotos do 1º GDA. No hangar de manutenção se encontrava reluzente a aeronave onde voaria na tarde seguinte, o biplace 4933.

Enquanto a equipe montava as micro-câmeras e colhia imagens da movimentação na base, fiz com Capitão Marques a familiarização da cabine do Mirage e briefing do assento ejetável. Aprendi que uma ejeção não é como vemos nos filmes, a violência com que o piloto é atirado para fora da aeronave é tão grande, que normalmente algumas vértebras de sua coluna são comprimidas, reduzindo sua altura em média 2 cm. “Não existe uma ejeção errada, ou você morre ou sobrevive”. Essas palavras são reconfortantes para alguém que está prestes a voar supersônico, sentado em uma turbina com asas e com 4 toneladas de combustível em seus tanques.

Durante o curso aprendi como operar o rádio, ligar o radar, o HUD (Head up Display) e manipular o sistema de oxigênio, que é essencial para o voo a grandes altitudes. O Mirage 2000 é semi-pressurizado, o que limita o voo a 50 mil pés, altitude na qual o sangue começa a ferver.

Não preciso dizer que a cabine de um avião de combate não é um lugar confortável. Já usei camisas mais folgadas e isso me preocupou muito, pois só tinha uma posição para operar minha câmera, para o lado, e só.

O próximo passo foi provar meu equipamento pessoal de vôo, que consistia em um macacão, colete com equipamento salva-vidas e traje anti-G. Essa curiosa peça fica conectada à aeronave e infla quando o avião faz curvas fechadas ou subidas rápidas. Nesses casos o sangue não vence a gravidade, que é aumentada bruscamente, e se acumula nas pernas, fazendo com que o piloto perca a consciência.

Bom, macacão provado, capacete e mascara testados. Tudo separado e preparado para o dia seguinte. Confesso que pouco dormi naquela noite, uma mistura de ansiedade com preocupação, pois seria o primeiro civil a filmar o Mirage 2000 em voo. Um avião que mostrava ser um local inóspito para se realizar o meu tipo de trabalho.

O dia 1º de abril amanheceu e durante vários momentos acreditei que alguém me falaria que tudo não passava de uma brincadeira e que eu não iria voar.

Filmagens e depoimentos no solo, almoço e briefing do voo, contrariando as minhas expectativas o dia passou muito rápido.

Ficou decidido que voaríamos em três aeronaves, decolando em formação eu no 33, pilotado pelo Major Mioni e o 42 pelo Capitão Marques na ala e 10 segundos depois o Capitão Charoni decolaria com o 43. Faríamos então algumas manobras básicas, uma simulação de combate, o voo supersônico e retornaríamos à base após 30 minutos.

Briefing acabado, chegou a hora de guarnecer. O coração batia mais forte, ansioso para saber como seriam os próximos 30 minutos.

Check na posição 2, entramos na pista para a decolagem. Não preciso dizer o quanto grudei no banco quando aceleramos. Para quem já voou de jato executivo nada muito radical, mas a surpresa realmente veio quando o Major Mioni acionou a pós-combustão, o PC como e conhecida pelos pilotos, um sistema que queima mais combustível na saída da turbina, praticamente dobrando sua potência e gerando uma enorme labareda de fogo na tubeira. A sensação era que o assento iria me atravessar. A pista chegou ao fim em poucos segundos e já estávamos no ar, com o altímetro girando mais que ventilador.

Costumo dizer que lugar de avião é no céu e o Mirage 2000 se mostrou ser uma das mais belas aeronaves do mundo, exibindo suas curvas imponentes para a lente da minha câmera.

Loopings, barris e oitos de tudo quanto é tipo, encerramos a parte calma do voo. Chegou a hora de fazer o combate simulado, que seria filmado para a micro-camera. Nesse momento senti feliz por ter virado publicitário e não ter que passar por aquilo todos os dias. A forças G’s pressionam cada milímetro do seu corpo contra o assento, o rosto parece se deformar e a sensação é que você está babando na sua orelha. O macacão anti-G aperta suas pernas e quanto mais apertada é a curva, mais o macacão aperta suas pernas, deixando a impressão que você está sendo esmagado. O enjôo é proibido nesse voo, pois usar o “saquinho” significa tirar a mascar e ficar sem o precioso oxigênio para respirar.

Major Mioni deu a ordem para subirmos para 47 mil pés (14.325m), para a corrida supersônica. Fiquei pasmo com a potencia daquela maquina de guerra, que para nossa surpresa, rompeu a barreira do som na subida. Pelo rádio ouço: “parabéns, você é supersônico!”. Foi nesse momento que resolvi abandonar um pouco a câmera e curtir o voo. Percebi o céu azul marinho e a curvatura da terra, estávamos na velocidade de Mach 1.2, ou 1.467Km/h.

Gostaria de dizer que vi luzes, uma “clave de sol” flutuando no céu, ou anjos. Não há diferença nenhuma no voo supersônico. Só para os que estão em solo, que ouvem um forte estampido, conhecido como estrondo sônico (sonic boom) e caso o avião esteja a baixa altitude, algumas vidraças podem se quebrar com o deslocamento de ar. A única diferença que senti era a emoção de estar ali, rápido como uma bala e alto como nunca. Estava em todos os sentidos “no topo do mundo”.

O resto da esquadrilha nos abandonou para o seu treinamento de rotina e nós iniciamos o regresso para a base. Nesse momento pude deixar a câmera no colo e curtir plenamente o voo. Foi então que o Major Mioni resolveu demonstrar as qualidades do 2000, tornando o sonho mais próximo de um pesadelo. Giros rápidos, arfadas e guinadas radicais e o ponto alto do voo: uma curva de 9G’s! Essa manobra foi o momento mais radical da minha vida, apertado pelo anti-G, esmagado pela gravidade e realmente próximo do desmaio causado pela falta de sangue no celebro. Coisa de masoquista e o mais violento que um voo controlado pode ser.

Depois dessa demonstração a manobra que mais queria fazer era “um pouso bem feito”. Juro que deu saudades de casa e foi isso que meu piloto e algoz acusou ter intenção de fazer.

Lembrei que combinamos que durante o retorno à base faríamos algumas passagens baixas para a equipe de solo filmar. Dá para imaginar um rasante à 20m do solo e uma velocidade próxima aos 1.000km/h? Foi isso mesmo que fizemos. A equipe que filmava quase caiu com o deslocamento de ar!

Mais alguns “toques” e finalmente o pouso. As asas em “delta” fazem com que a aproximação dos Mirage seja muito inclinada, quase à 45º. Mais uma vez contrariando as expectativas, o pouso foi manteiga. Quer dizer, depois do voo que fizemos, pode ter sido uma pancada no chão que eu nem senti, fiquei feliz.

Táxi feito, turbina desligada, era hora de desembarcar. Desci do 33 parecendo que tinha apanhado, mas com um sorriso enorme no rosto e orgulhoso de ter resistido. Comprimentos, agradecimentos e nas mãos um diploma, que certifica meu voo.

Foi uma hora de voo, 60 radicais minutos e a realização de um sonho que poucos conseguiram realizar.

Na volta para casa me sentia novamente um menino, querendo comprar revistas de aviação, kits para montar e principalmente, sem medo de sonhar.